Muito tem sido feito para
garantir acesso e permanência da criança na escola; como a alteração da LDB
pela lei nº 11.274/2006, que estabeleceu o ingresso da criança a partir dos
seis anos de idade no Ensino Fundamental, tendo como possibilidade de melhorar as
condições de equidade e qualidade da Educação Básica, estruturar um novo Ensino
Fundamental e assegurar um alargamento do tempo para as aprendizagens da
alfabetização e do letramento. É esse o nosso foco; alfabetização e letramento,
acredito para que venha a ter uma qualidade de educação é necessário valorizar
uma das dimensões para que nossos alunos venham progredir em seu aprendizado. É
a parceria com a família, acolhê-la na escola como agentes participativos diretos no processo educativo
dos seus filhos. Infelizmente muitos pais da escola pública deixa seus filhos,
como se fosse um deposito para guardar enquanto vão desenvolver outras atividades,
tem deles que termina o ano letivo e não conhece a professora que é responsável
pelo seu filho e nem sabe qual a série em que ele se encontra. Vejo então que o
professor tem um papel muito importante em tentar conscientizar esses pais do seu
papel na formação pedagógica do seu filho. Utilizar das reuniões de pais e
mestres para criar um laço de amizade, um momento agradável onde pais e professores
trabalharão para o aperfeiçoamento escolar dos seus filhos. Quem sabe assim
possamos diminuir o índice do fracasso escolar. Nessa perspectiva realizou o
primeiro encontro com os pais dos alunos do 2º ano, na qual através da leitura da musica “ Eu Desejo” de Pregador Lú,
fizemos uma reflexão sobre as famílias e a importância das orientações na vida
de seus filhos, conduzindo os mesmos a terem responsabilidades com suas
atividades e materiais escolares. Um momento agradável com lanches e lembranças
produzidas pelos alunos.
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