Analise
do Diagnótico.
No dia 27 de março de 2015,
se reuniu na UESB os alunos do PIBID Danilo, Átila, Jamily e Murilo com as
professoras Socorro e Josiene. Foi um encontro enriquecedor, pois houve trocas
de conhecimentos e aprendizados. Baseado no texto que trouce os estudos da psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, relembramos como foi o grande
equivoco na transmissão da teoria do construtivismo; que passaram para os
professores deixar seus alunos a construírem seus conhecimentos sozinhos.
Lembro muito bem na época em que a secretária de educação do município de
Jequié ao transmitir para nós professores; foi uma grande confusão. O
tradicionalismo foi tido como o vilão da história. Defendi a teoria tradicional
e continuei trabalhando com ela. Quando fiz o curso de pedagogia e conheci os
estudos de Ana Teberosk e Emília Ferreiro compreendi como é importante conhecermos as fases de aprendizagem dos nossos alunos para podermos intervim e eles avançarem. E hoje retomando os
estudos vejo que se juntarmos o construtivismo e a teoria de Paulo Freire com o
ensino das palavras geradoras, conseguiremos desenvolver um bom trabalho de
alfabetização. Naquela tarde conseguimos analisar em que fase cada aluno do 2º
ano está na escrita e na leitura algo muito importante para sermos capazes de
planejarmos o nosso trabalho como educadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário