quinta-feira, 2 de abril de 2015

Analise do Diagnóstico da Turma do 2º ano.

Analise do Diagnótico.


No dia 27 de março de 2015, se reuniu na UESB os alunos do PIBID Danilo, Átila, Jamily e Murilo com as professoras Socorro e Josiene. Foi um encontro enriquecedor, pois houve trocas de conhecimentos e aprendizados. Baseado no texto que trouce os estudos da psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, relembramos como foi o grande equivoco na transmissão da teoria do construtivismo; que passaram para os professores deixar seus alunos a construírem seus conhecimentos sozinhos. Lembro muito bem na época em que a secretária de educação do município de Jequié ao transmitir para nós professores; foi uma grande confusão. O tradicionalismo foi tido como o vilão da história. Defendi a teoria tradicional e continuei trabalhando com ela. Quando fiz o curso de pedagogia e conheci os estudos de Ana Teberosk e Emília Ferreiro compreendi como é importante conhecermos as fases de aprendizagem dos nossos alunos para podermos intervim e eles avançarem. E  hoje retomando os estudos vejo que se juntarmos o construtivismo e a teoria de Paulo Freire com o ensino das palavras geradoras, conseguiremos desenvolver um bom trabalho de alfabetização. Naquela tarde conseguimos analisar em que fase cada aluno do 2º ano está na escrita e na leitura algo muito importante para sermos capazes de planejarmos o nosso trabalho como educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário